Programa Universidade Para Todos (UPT) – Edital já disponível!!!

Atenção, pessoal! O edital para o Programa Universidade Para Todos (UPT) já está disponível. Estão sendo ofertadas 11.505 vagas e as inscrições, que são gratuitas, poderão ser feitas de 23 de abril a 2 de maio, exclusivamente, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Não fique de fora, participe!

Saiba Mais: http://bit.ly/2IxfnOk
#EducaçãoBahia #GovernoDaBahia#AquiÉTrabalho

UPT

ENCCEJA 2019

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é a oportunidade de conquistar a certificação dos Ensinos Fundamental e Médio! A edição 2019 do ENCCEJA está confirmada! Quem se inscreveu para o ENCCEJA 2018 e não compareceu, mas quer participar em 2019, terá que justificar a ausência entre 15 e 24 de abril, anexando documentos que comprovem o motivo justo.

Saiba mais: https://goo.gl/1oJoCa
#EducaçãoBahia #GovernoDaBahia #AquiÉTrabalho

ENCEJA

Videoconferência “Mulheres e os desafios da contemporaneidade”

Participe da videoconferência “Mulheres e os desafios da contemporaneidade”. A atividade será às 8h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), Localizado em Salvador, com transmissão para as salas dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e pelo Portal da Educação. A iniciativa tem como objetivo fortalecer, orientar e fomentar atividades pedagógicas na rede estadual de ensino, com foco na Educação para a diversidade e na Educação em Direitos Humanos. Saiba mais: http://bit.ly/2CiYdjz

#DiaInternacionalDaMulher #MêsDaMulher #Educação #Bahia#EducarParaTransformar

videoconferencia

Curso de proficiência para professores de Inglês de escolas públicas.

Corre que dá tempo de se inscrever!!!!

Professores de Inglês com atuação de até cinco anos em escolas da rede estadual poderão ter acesso ao curso Access for Teachers, oferecido pela Associação Cultural Brasil Estados Unidos (ACBEU). Com duração de um ano e carga horária de 200 horas, o programa visa dar a professores em início de carreira uma oportunidade de desenvolverem ainda mais as suas habilidades linguísticas para o aperfeiçoamento docentes. As inscrições estão abertas, gratuitamente, até esta segunda-feira (25). Saiba mais: http://ow.ly/MmJI30nPaZN

#Educação #Bahia #Professores #Formação Acbeu Bahia Brasil

curso de inglês

OBMEP 2019

Essa dica é pra você que é crânio!
As #inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas podem ser feitas até 15 de março.

A competição envolve professores e estudantes de todo o país. Mobilize sua escola para fazer o cadastro, preenchendo a ficha de inscrição, disponível no site: www.obmep.org.br e prepare sua torcida!

Educadores abordam avanços e estímulos à iniciação científica durante a Semana Pedagógica

Semana Pedagógica NTE 25 - Senhor do Bonfim - Foto divulgação (2)

Os projetos estruturantes desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado estão sendo abordados pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestores participantes da Semana Pedagógica da rede estadual de ensino, que segue até sexta-feira (8), em todas as escolas estaduais. Dentre eles está o Ciência na Escola que tem o objetivo de promover educação científica nas escolas, a partir do protagonismo estudantil. No encontro, os educadores estão sendo orientados sobre a chamada pública para a adesão 2019 ao Ciência na Escola e tomam conhecimento sobre as primeiras ações do programa neste início de ano letivo, a exemplo da participação das escolas na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que acontece anualmente, em Salvador.

Já no início do ano letivo, cujas aulas começam na próxima segunda-feira (11), será liberada a chamada pública para a adesão 2019 ao Ciência na Escola e à 17ª FECIBA, que acontece de 19 a 22 de março. As escolas deverão preencher o formulário de adesão, que estará publicado no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) para que a unidade possa realizar a sua feira escolar, visando a seleção dos projetos para a feira territorial e, posteriormente, para a seleção para a FECIBA 2019.

Ainda durante a primeira unidade escolar, o Ciência na Escola fará uma ação mobilizadora por meio de um vídeo orientando os professores a utilizarem os livros “Bahia, Brasil: identidade, trabalho e inovação”; “Bahia, Brasil: espaço, ambiente e cultura”; “Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade; e “Terror e aventura: tráfico de africanos e cotidiano da Bahia”. O conteúdo das publicações é organizado de forma integrada, georreferenciado na realidade baiana e apresenta conhecimentos das diversas áreas, como Biologia, Geografia, Química, Física e História. Os livros adotados na rede estadual vêm fortalecer o trabalho desenvolvido pelo programa Ciência na Escola, já que trazem uma discussão sociocultural que contribuem com as ações que o Ciência na Escola vem desenvolvendo.

A coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa, falou sobre a importância destas discussões no âmbito da Semana Pedagógica. “Falar sobre o Ciência na Escola durante a Semana Pedagógica é essencial, pois o programa investe na formação do professor com o propósito de que ele se torne um incentivador e orientador de projetos, direcionando os estudantes na busca pelo conhecimento científico e, assim, possam colaborar com a melhor convivência em comunidade”, destacou.

Sobre o Ciência na Escola – O Ciência na Escola desenvolve projetos relacionados a questões como sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia, empreendedorismo e saúde, visando inovar e diversificar o currículo escolar, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, à cultura e à tecnologia, além de potencializar a produção e a divulgação científica nas unidades de ensino. Nas Feiras de Ciências Escolares acontecem as culminâncias dos projetos de pesquisas de diversas áreas do conhecimento, produzidos em sala de aula por meio do Ciência na Escola. Os projetos selecionados são apresentados durante a Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que acontece anualmente, em Salvador.

Sobre a Semana Pedagógica – O evento de preparação para o ano letivo de 2019, que prossegue até sexta-feira (8), acontece duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019 os educadores estão fazendo o planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, estão sendo discutidas ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.

Fotos: Divulgação

– ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia