Núcleo Regional de Educação 25 e Superintendência de Políticas para Educação Básica

Participando ativamente da discussão sobre o projeto de Nação que desejamos e necessitamos para o Brasil e consequentemente para a Bahia, o NRE 25, na pessoa do seu diretor Prof. Helder Luiz Amorim Barbosa promoveu em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, no último dia 03 de setembro, um valioso encontro envolvendo os nove municípios que compõe o Núcleo objetivando assegurar a mobilização e a participação dos professores da rede (Estadual, municipal e privada) na discussão da Base Nacional Comum (BNC), a partir do Documento preliminar.

Entre as propostas para o estado da Bahia ressalta-se a formação da Comissão Estadual para mobilização da construção da BNC, bem como a reunião com gestores dos NRE e Secretários Municipais, para elaboração da proposta de mobilização e participação efetiva do todos os sujeitos históricos envolvidos no processo.

Enquanto representante da Secretaria de Educação do Estado da Bahia contamos com a presença valiosa da Profa. Valdirene Oliveira Souza – Diretora de Currículos e Inovação Pedagógica, que nos falou da importância da nossa participação nesse processo de sensibilização, destacando que, nesse contexto de construção de propostas curriculares nós professores precisamos ser protagonistas e não meros coadjuvantes.

Prestigiando o evento estiveram presentes a Prof. Dorineide de Souza Conceição-Secretária Municipal de Educação de Andorinha e Diretora Territorial da UNDIME, a Profa. Eline Lúcia Sobreira- Secretária Municipal de Educação de Senhor do Bonfim e a Profa. Vilma de Oliveira- Secretária Municipal de Educação de Pindobaçu. Os demais secretários enviaram seus respectivos representantes.

É importante registrar que, além de professores, gestores e secretários também contamos com representação de alunos da rede pública.

Toda essa mobilização é para estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, as Diretrizes Pedagógicas para a Educação Básica e a Base Nacional Comum dos Currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos (as) para cada ano do Ensino Fundamental e Médio, respeitados a diversidade regional estadual e local.