Mais um ciclo de atividades do Centro Juvenil de Ciência e Cultura foi iniciado, nesta semana, em Senhor do Bonfim, com uma mostra à população sobre os 13 cursos e oficinas ofertados. Estas atividades complementares beneficiam os estudantes das escolas estaduais, que participam no turno oposto aos quais estão matriculados. Das oficinas e cursos, ainda há vagas para 11 deles (veja lista abaixo) e as inscrições podem ser feitas no próprio Centro Juvenil. Basta apresentar a carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de matrícula.
“A ideia da mostra foi recepcionar os estudantes que apostam na proposta do Centro Juvenil em contribuir com a aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, além de dar a oportunidade para que outros jovens conheçam o funcionamento dos cursos e oficinas”, destaca a diretora Janair Borges.
Ricardo Dias, 19 anos, que faz o curso técnico em Nutrição no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Saúde Tancredo Neves, se inscreveu para a oficina ‘Juvenil dance’. “Já fiz mais de cinco oficinas aqui no Centro e gosto muito porque são atividades diferenciadas, que abrem nossa mente para novas ideias”, afirma.
Para Alisson Michael Reis, 17, que cursa no 3º ano do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, o Centro Juvenil mudou a sua vida. “Foi aqui que eu passei a me interessar em praticar esportes, a gostar de Geometria e também perdi a minha timidez. Este é um espaço muito bom onde podemos aprender, nos divertir e fazer novos amigos”, revela o estudante.
Mais sobre os Centros Juvenis – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são espaços dedicados à educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convencional. Os Centros são também um lugar onde os estudantes podem descobrir sua vocação profissional a partir das experiências vivenciadas. Para atender a 11 mil estudantes, em 2016, o Estado conta com os Centros Juvenis em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista.