Recadastramento dos inativos da Educação termina dia 30

Ter­mina no dia 30 de junho o pe­ríodo para re­ca­das­tra­mento dos ina­tivos oriundos da Se­cre­taria de Edu­cação (SEC). Até a úl­tima terça-feira (14), 45.192 dos 54 mil con­vo­cados já ha­viam atu­a­li­zado seus dados junto à Pre­vi­dência Es­ta­dual, que é li­gada à Se­cre­taria da Ad­mi­nis­tração do Es­tado (Saeb). O re­ca­das­tra­mento pode ser feito em uma das 54 uni­dades do Centro de Aten­di­mento Pre­vi­den­ciário (Ce­prev), si­tu­adas nos postos SAC da ca­pital e in­te­rior, nas uni­dades do Ponto Ci­dadão e no SAC Ser­vidor, lo­ca­li­zado no bairro Boca do Rio, em Sal­vador.

Como nos anos an­te­ri­ores, com a fi­na­li­dade de or­ga­nizar o grande con­tin­gente de apo­sen­tados desta se­cre­taria, a Pre­vi­dência Es­ta­dual con­vocou os ina­tivos da Edu­cação por ordem al­fa­bé­tica. O mês de junho é de­di­cado ini­ci­al­mente aos apo­sen­tados com ini­ciais de N a Z, mas quem ainda não re­a­lizou o pro­ce­di­mento também pode se re­ca­das­trar até o final do prazo re­gu­la­mentar. O re­ca­das­tra­mento dos ina­tivos da Edu­cação teve início no mês de abril. O pró­ximo grupo a ser con­vo­cado é da Po­lícia Mi­litar, para os meses de julho e agosto.

Passo a passo
Para re­a­lizar o re­ca­das­tra­mento, é ne­ces­sário que os apo­sen­tados apre­sentem os ori­gi­nais da car­teira de iden­ti­dade (ou outro do­cu­mento de iden­ti­fi­cação ofi­cial), com foto atual e em bom es­tado de con­ser­vação; CPF e com­pro­vante de en­de­reço, como contas de água, luz ou te­le­fone.

Quem re­sidir fora da área de co­ber­tura pre­vi­den­ciária po­derá efe­tuar o re­ca­das­tra­mento via cor­res­pon­dência, en­vi­ando ates­tado de vida e os do­cu­mentos au­ten­ti­cados para: Su­prev – Av. Tan­credo Neves, n° 776, Bloco A, Bairro Ca­minho das Ár­vores, Sal­vador – Bahia, CEP: 41.820-904. É im­pres­cin­dível si­na­lizar na parte ex­terna do en­ve­lope a pa­lavra “RE­CA­DAS­TRA­MENTO”.

Em caso de im­pos­si­bi­li­dade de lo­co­moção ou do­ença grave, o re­ca­das­tra­mento pode ser feito me­di­ante pro­cu­ração por ins­tru­mento pú­blico (ori­gi­nais e có­pias), emi­tida no má­ximo até seis meses ou através de for­mu­lário pró­prio dis­po­ni­bi­li­zado gra­tui­ta­mente pela Pre­vi­dência Es­ta­dual, além de ates­tado mé­dico ori­ginal emi­tido até 30 dias, com­pro­vando a di­fi­cul­dade no des­lo­ca­mento ou a do­ença grave.

No caso de au­sência do do­mi­cílio, é ne­ces­sário apre­sentar um ates­tado de vida, de­cla­ração que pode ser con­ce­dida por uma au­to­ri­dade pú­blica, como mé­dico, de­le­gado, dentre ou­tras, con­fir­mando que aquele ser­vidor está vivo e re­side no mu­ni­cípio in­for­mado.

Já os casos de fa­le­ci­mento de­verão ser ime­di­a­ta­mente co­mu­ni­cados pelos fa­mi­li­ares do ex-ser­vidor, me­di­ante a apre­sen­tação da res­pec­tiva cer­tidão de óbito em quais­quer das uni­dades Ce­prev ou Pontos Ci­dadão, envio pelos Cor­reios à Su­prev (en­de­reço acima) ou por fax: (71) 3116-5464.

Agen­da­mento
O re­ca­das­tra­mento também pode ser feito com hora mar­cada, bastar agendar o aten­di­mento por meio dos nú­meros 0800 071 5353 / 4020-5353 para os postos SAC do Shop­ping Pa­ra­lela e Sal­vador Shop­ping, em Sal­vador; Feira Centro II, em Feira de San­tana; Con­quista II, em Vi­tória da Con­quista; e Pas­seio Norte, em Lauro de Freitas.

A ação in­tegra o re­ca­das­tra­mento anual da Pre­vi­dência Es­ta­dual e tem por ob­je­tivo atu­a­lizar os dados fun­ci­o­nais de todos os ina­tivos do Es­tado. O cro­no­grama do re­ca­das­tra­mento e a lista de ór­gãos que in­te­gram cada etapa da ação podem ser con­sul­tados no Portal do Ser­vidor. Mais in­for­ma­ções pelo call center da Pre­vi­dência Es­ta­dual: 0800 071 5353 e (71) 4020 5353.

Fonte: Ascom/Saeb