Inscrições para capacitação em inglês nos EUA estão abertas

For­ta­lecer o do­mínio de ha­bi­li­dades lin­guís­ticas, co­nhecer prá­ticas pe­da­gó­gicas e pro­mover o de­sen­vol­vi­mento de me­to­do­lo­gias e ma­te­riais di­dá­ticos para o en­sino da língua in­glesa estão entre os ob­je­tivos da cha­mada pú­blica para ca­pa­ci­tação de pro­fes­sores de língua in­glesa. As ins­cri­ções vão até 15 de julho pró­ximo. No total, 76 vagas são ofer­tadas para a ca­pa­ci­tação nos Es­tados Unidos.

Os pro­fes­sores se­le­ci­o­nados farão o curso entre julho e agosto pró­ximos, em até oito se­manas, com ati­vi­dades em ins­ti­tui­ções con­sor­ci­adas com o Northern Vir­gínia Com­mu­nity Col­lege (Nova), dos Es­tados Unidos.

Esta é a se­gunda etapa da cha­mada pú­blica para ca­pa­ci­tação em língua in­glesa, ini­ci­a­tiva da Se­cre­taria de Edu­cação Pro­fis­si­onal e Tec­no­ló­gica (Setec) do Mi­nis­tério da Edu­cação, em par­ceria com a Co­or­de­nação de Aper­fei­ço­a­mento de Pes­soal de Nível Su­pe­rior (Capes).

Ao fazer a ins­crição, os can­di­datos terão de apre­sentar carta de in­ten­ções, na qual devem expor a mo­ti­vação em par­ti­cipar do pro­grama e a forma de apli­cação, no re­torno ao Brasil, dos co­nhe­ci­mentos ad­qui­ridos na ca­pa­ci­tação. É ne­ces­sário também in­dicar ações e ati­vi­dades que pre­tendem de­sen­volver, como con­tra­par­tida, na ins­ti­tuição de origem ou em es­colas da rede pú­blica em ações do pro­grama Idi­omas sem Fron­teiras (IsF).

Serão aceitas as ins­cri­ções de pro­fes­sores de in­glês em efe­tivo exer­cício em ins­ti­tutos fe­de­rais de edu­cação, ci­ência e tec­no­logia, cen­tros fe­de­rais de edu­cação tec­no­ló­gica (Ce­fets), es­colas téc­nicas vin­cu­ladas a uni­ver­si­dades fe­de­rais e no Co­légio Pedro II.

O can­di­dato deve ter na­ci­o­na­li­dade bra­si­leira e ob­tido nota mí­nima no exame Toefl [test of en­glish as a fo­reign lan­guage], além de pro­fi­ci­ência em língua in­glesa. Es­tarão im­pe­didos de se ins­crever aqueles que re­cebem ou re­ce­beram bolsa ou be­ne­fício fi­nan­ceiro para ca­pa­ci­tação in­ter­na­ci­onal em língua in­glesa.

As ins­cri­ções devem ser feitas na pá­gina da Capes na in­ternet. Mais in­for­ma­ções nos en­de­reços ele­trô­nicos setec.​capes.​nova@​mec.​gov.​br e setec-nova@​capes.​gov.​br e na re­ti­fi­cação da Cha­mada Pú­blica nº 1/2015 do pro­grama Setec-MEC/Nova. O ex­trato da re­ti­fi­cação da cha­mada pú­blica foi pu­bli­cado no Diário Ofi­cial da União dia 2 úl­timo.

Teste — Es­tu­dantes dos cursos téc­nicos de nível médio das ins­ti­tui­ções que in­te­gram a Rede Fe­deral de Edu­cação Pro­fis­si­onal, Ci­en­tí­fica e Tec­no­ló­gica podem fazer gra­tui­ta­mente o test of en­glish for in­ter­na­ti­onal com­mu­ni­ca­tion (Toeic Bridge) para cer­ti­fi­cação de pro­fi­ci­ência em língua in­glesa. Os es­tu­dantes devem co­mu­nicar o in­te­resse aos pro­fes­sores de língua in­glesa das uni­dades da rede até o dia 29 de julho pró­ximo.

De acordo com o edital que re­gu­la­menta a oferta do Toeic, todas as ins­ti­tui­ções que in­te­gram a Rede Fe­deral estão aptas a atuar como cen­tros apli­ca­dores do teste. As ins­ti­tui­ções ofer­tarão as vagas de acordo com a in­fra­es­tru­tura dis­po­nível e o quan­ti­ta­tivo de ava­li­a­dores cer­ti­fi­ca­dores para apli­cação do teste.

O Toeic é re­fe­rência para ava­liar a ca­pa­ci­dade de com­pre­ensão e ex­pressão de um es­tran­geiro em língua in­glesa em ati­vi­dades do dia a dia, prin­ci­pal­mente em si­tu­a­ções vol­tadas para o mer­cado de tra­balho, fator que o di­fe­rencia de ou­tros testes de pro­fi­ci­ência.

O Edital nº 25, de 2016, que abre ins­cri­ções para a de­manda 1 do Toeic Bridge pelo pro­grama Idi­omas sem Fron­teiras (in­glês) e am­plia a par­ti­ci­pação da edu­cação pro­fis­si­onal e tec­no­ló­gica no pro­grama, foi pu­bli­cado no Diário Ofi­cial da União de 3 de março deste ano, seção 3, pá­gina 41.

Mais in­for­ma­ções no ma­nual do Toeic Bridge. As ins­cri­ções para o teste devem ser feitas na pá­gina do Idi­omas sem Fron­teiras na in­ternet.

Fonte: MEC